Conscientes das dificuldades com que muitos jovens se confrontam no momento de escolher um projeto de vida, ao nível escolar, a Cuida & Apoia desenvolveu um Serviço de Orientação Vocacional como forma de ajudar os jovens a explorar as suas competências e a construir o seu próprio percurso.
Em termos metodológicos o processo de Orientação Vocacional será desenvolvido com base em:
-Entrevista semi-estruturada
-Diálogo informal
-Aplicação de testes psicotécnicos
-Atividades com material auxiliar
-Tarefas extra-consulta
As sessões podem decorrer individualmente ou em grupo (máximo 4 alunos). No entanto a primeira e a última sessão serão sempre individuais (entrevista inicial, e apresentação e discussão do relatório final, respetivamente), e sugere-se a presença dos encarregados de educação/representantes legais.
A Orientação Vocacional decorre em cinco sessões, e é composta por três fases:
RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA PESSOAL
A primeira consulta é fundamental para a psicóloga, em plena articulação com o(a) jovem, definir os objetivos gerais da intervenção.
Existirá uma definição clara dos papéis aqui desempenhados: Cliente e Psicólogo, e o estabelecimento de um compromisso de trabalho, e onde será especificado o funcionamento das consultas.
Nesta primeira fase, serão propostas ao(à) jovem atividades de exploração da sua História Pessoal, fundamentais para uma melhor adequação da intervenção.
EXPLORAÇÃO
A Exploração é fundamental, na medida em que está associada à descoberta, ao questionamento e à transformação.
Nesta fase serão explorados:
- Valores
- Interesses
- Sistemas e oportunidades de formação
- Mundo do Trabalho e das Profissões
- Competências e Aptidões
INTEGRAÇÃO E FINALIZAÇÃO DO PROCESSO
A Integração e a Finalização são etapas distintas, mas complementares.
Esta fase corresponde ao momento da assimilação de todo o trabalho contruído até então e que está subjacente à escolha profissional e ao projeto pessoal.
A Finalização do Processo engloba a avaliação de todo o percurso desenvolvido até ao momento, quer por parte do psicólogo, quer por parte do(a) jovem.
ELABORAÇÃO E DISCUSSÃO DO RELATÓRIO VOCACIONAL
No final das três fases é elaborado um relatório vocacional que será entregue e discutido com o(a) jovem, e que lhe servirá de auxilio para definir o seu percurso escolar e/ou profissional.
Entre em contacto connosco! Temos todo o gosto em esclarecer todas as suas questões.